A importância da realização dos exames laboratoriais

Os exames laboratoriais são de extrema importância na atividade clínica. A correta avaliação auxilia no reconhecimento das disfunções. Repetir testes duvidosos para um controle de qualidade mais efetivo garante confiabilidade aos resultados.

Os exames laboratoriais são um conjunto de exames e testes encaminhados por um médico responsável e efetuados em laboratórios de análises clínicas. O objetivo é um diagnóstico da doença ou apenas um check-up, que significa controle.

Além de colaborar com o diagnóstico, também desenvolve um papel muito importante na medicina preventiva. Diversas patologias podem ser prevenidas com a realização desses exames. As análises clínicas são executadas por farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos e médicos. Esses profissionais são supervisionados e tem seu trabalho validado pelo responsável técnico legal pelo laboratório clínico.

A fiscalização do laboratório fica a cargo da Vigilância Sanitária e dos técnicos de nível superior por seus respectivos conselhos profissionais. A sequência de ações dentro de um laboratório é realizada pela coleta, manipulação e conservação do material, que posteriormente será analisado. A qualidade do serviço laboratorial garante a eficiência do exame e facilita o diagnóstico da doença.

Visando fortalecer a assistência aos nossos clientes, a SOMA disponibiliza em suas instalações um posto de coleta laboratorial com a parceria do Laboratório Salles Diagnóstico. Temos a intenção de minimizar o tempo de liberação dos exames e otimizar o atendimento dos colaboradores de forma padronizada e centralizada em um só local, assim, melhoramos ainda mais a nossa prestação dos serviços ofertados.