Prevenir acidentes de trabalho é urgente!

No Brasil, o dia 27 de julho é dedicado à conscientização da prevenção de acidentes de trabalho, data que representa a luta dos trabalhadores(as) brasileiros por condições justas trabalhistas de saúde e segurança.

Esse dia propõe reflexão sobre como os espaços e processos de trabalho acarretam tanto os acidentes quanto o adoecimento dos trabalhadores, evidenciando a adoção de medidas preventivas para mudar o atual cenário do Brasil. Alerta também os empregados, empregadores e toda sociedade civil para a importância da promoção de um ambiente seguro com práticas saudáveis em todos os setores.

Segundo dados históricos, a prevenção de acidentes de trabalho se tornou oficial em 1972, depois da regulamentação da formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. Antes disso, segundo estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e 40% dos profissionais sofriam lesões. Desde então, um conjunto de medidas legislativas têm sido elaboradas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores.

Com isso, além das irreparáveis perdas de vidas, os acidentes e doenças trazem como consequência os afastamentos e redução da produtividade, extrapolando muitas vezes o ambiente de trabalho.

Acidentes não são fatos ocasionais, eles acontecem por negligência e descuido, por isso zele pela sua segurança.