Você sabia? A vacina que você toma faz parte da segurança no trabalho!

Desde os primeiros dias de vida o ser humano recebe vacinas que são essenciais para sua saúde e desenvolvimento. Com o passar dos anos, algumas precisam ser tomadas e outras, renovadas. Por este motivo, existe o calendário anual de vacinação do Ministério da Saúde. Mais do que nunca, em um momento de pandemia da Covid-19, este assunto é tratado como prioridade, e a recusa pode levar a uma demissão por justa causa. Você sabia?

As substâncias injetadas fazem com que nosso corpo possa produzir respostas imunológicas a algum vírus ou bactéria. Quando a população é imunizada, o número de casos de doenças infecciosas diminui, porque a possibilidade de transmissão também cai. Dessa forma, os hospitais recebem menos doentes, reduz-se o gasto com medicamentos, da mortandade e acontece a erradicação da doença – como com a poliomielite, varíola, sarampo e rubéola. 

O que é importante lembrar é que, de acordo com especialistas da epidemiologia, para que a eficácia do imunizante seja alcançada, entre 70% e 80% da população precisa estar vacinada. Então, te convidamos a olhar seu cartão de vacinação e checar se existe alguma que precise ser renovada ou que esteja faltando para você e encaminhar-se para o posto de saúde mais próximo. Você também pode consultar esses dados no aplicativo do Sistema Único de Saúde, o ConecteSUS. 

Uma vacina pode salvar vidas.

Cuidando de você, você também cuida de quem está ao seu redor.

Clique aqui para baixar o modelo de boletim informativo.