Outubro rosa: te convidamos a olhar para si.

Outubro é um mês especial focado em convidar você, mulher, a se perceber e olhar para si. Você tem dedicado um tempo para cuidar de si, do seu corpo e da sua rotina? Cuidados como manter uma alimentação saudável e praticar atividade física são hábitos capazes de prevenir o câncer de mama.

Este é um período voltado para conscientização desta doença, chamando sua atenção para os exames que devem ser realizados periodicamente junto ao seu médico para mulheres, como a mamografia. 

Em todas as faixas etárias é importante que a mulher realize também o autoexame, conhecendo a anatomia do próprio seio, será possível reconhecer quando existir algo diferente em seu corpo que deve ser investigado. Para realizar, você deve, em frente ao espelho, observar os seios com os braços caídos, levantados e com as mãos na cintura. Com a mão na parte de trás da cabeça, você deve palpar cuidadosamente. Fique atenta para alterações na pele, aumento de uma das mamas, vermelhidão ou alteração de cor.

Este é o tipo de câncer que mais atinge a mulher brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde, e, a cada ano, os casos têm aumentado cerca de 29%. O monitoramento através dos exames também é necessário para realizar o diagnóstico precoce, importante fator para otimização do tratamento e recuperação do paciente.

Nesse momento, te convidamos também a refletir sobre como você tem se dedicado a você. Marque seu médico, faça seus exames e busque inserir na sua rotina práticas saudáveis.

Clique aqui para baixar o modelo de boletim informativo.