Fique atento ao prazo de validade e descarte do seu EPI

Sabia que o Equipamento de Proteção Individual (EPI) que você usa possui prazo de validade? Essa ferramenta usada para sua segurança e saúde no trabalho precisa possuir um Certificado de Aprovação emitido pelo Ministérios do Trabalho e Emprego e deve ser utilizado por até cinco anos, garantindo a sua eficácia. Além deste prazo, você também deve avaliar as condições desses materiais, para que a vida útil dele também seja respeitada, assim como observar a perda de peças que possam comprometer seu uso.

Existem três classes para os EPIs:

> Resíduos perigosos, que são contaminados pelo uso após exposição a riscos químicos, tóxicos ou patógenos, oferecendo riscos biológicos à saúde e de contaminação ao meio ambiente;

> Resíduos não inertes, que apesar de não oferecer risco direto, podem reagir com o meio ambiente;

> Resíduos inertes, não possuindo risco de contaminação à sociedade ou a natureza, mas devem ser descartados de forma correta. 

Se você pertence ao grupo de pessoas que fazem uso da primeira classe dos equipamentos, deve separar seu material, na hora do descarte, de todos os outros, identificando-os e sendo encaminhados para empresas especializadas, capazes de dar o destino adequado. Na segunda e terceira classes, já que não oferecem grandes riscos de contaminação, devem ser encaminhados para aterros junto ao lixo comum. 

Vamos pensar juntos: essas ferramentas protegem a sua saúde e integridade durante todo o tempo que foi usada, então, não seria justo que na hora do descarte ela pudesse colocar em risco àqueles profissionais que trabalham com coleta de lixo. 

Esteja atento, proteja a si e aos que estão à sua volta!

Clique aqui para baixar o modelo de boletim informativo.