Você sabia? O eSocial está na fase final de implementação. Fique por dentro!

O eSocial é um sistema criado pelo Governo Federal e estabelece uma nova forma de prestar informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais, no que diz respeito à contratação e utilização de mão de obra paga, havendo ou não vínculo empregatício. Com essa adesão, haverá redução de custos e tempo da área contábil. Além disso, essa é uma forma para que os órgãos competentes possam ter, em um só lugar, as informações pertinentes à temática de cada um. 

A implementação teve início em janeiro de 2018. Desde então, os grupos de empresas – incluindo empregadores domésticos – passaram pelas fases de registrar informações relativas aos funcionários, folhas de pagamento e substituição das Guias de Recolhimento (GFIP), de Contribuições Previdenciárias e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e dados sobre Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

É com ênfase nesta etapa que a Soma Segurança do Trabalho auxilia seus clientes na adesão ao sistema. Neste quesito, devem ser informados os seguintes eventos: Comunicação de Acidente de Trabalho (S-2210), Monitoramento da Saúde do Trabalhador (S-2220) e Condições Ambientais de Trabalho (S-2240). 

Para quem é obrigatório?

Devem declarar a SST – assim como os outros eventos solicitados no eSocial –  àquelas empresas e empregadores vinculados ao Regime Geral da Previdência Social (RGPS). No primeiro caso, a notificação deve acontecer em até um dia útil do acidente – em caso de morte, é preciso relatar imediatamente -, ainda que não haja afastamento do colaborador. No caso de comunicar monitoramento, devem ser indicados desde tipo de exame, validade, até o nome e registro do Conselho Regional de Medicina do profissional. Por último, devem ser registrados casos como exames realizados em atraso ou não-realização e, até, erro no cadastro do colaborador. 

Por que escolher a Soma Segurança do Trabalho?

A empresa possui o melhor software de Gestão Ocupacional, simplificando a atualização da empresa no eSocial, sendo capaz de fornecer os três eventos previdenciários mensalmente. Além disso, a Soma possui um setor especializado na elaboração de documentos em conformidade com este novo sistema do Governo Federal.

Ainda tem dúvidas sobre o eSocial? Assista abaixo o resumo que fizemos para você.