CIPA: O que é? Quais os benefícios? Como implantar?

Ações para prevenir acidentes no ambiente de trabalho e garantir a saúde do colaborador devem existir dentro das empresas, mas existe uma comissão responsável por assegurar que isso aconteça, você sabia? É a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). 

Esse grupo é formado tanto por empregados quanto por empregadores e tem como objetivo prevenir doenças, acidentes de trabalho e promover a saúde dos funcionários, fornecendo a segurança necessária para o desenvolvimento das atividades. Por exemplo, é responsabilidade da CIPA verificar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além de averiguar situações que possam oferecer algum tipo de risco. 

Com uma boa atuação, é possível reduzir custos para a empresa e garantir que o trabalho de Saúde e Segurança no Trabalho seja feito de forma direcionada. De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), uma pessoa morre a cada 3 horas e 40 minutos por acidente de trabalho no nosso país. Além disso, dados da Previdência Social mostram que, em 2020, apenas no período de janeiro a junho, foram concedidos mais de 2,3 milhões de benefícios. 

Quais as atribuições da CIPA?

  • Identificar pontos de risco ao funcionário dentro da empresa;
  • Observar há algo que possa ser melhorado entre as normas e os trabalhos executados;
  • Realizar um relatório sobre as condições de trabalho;
  • Elaborar um plano de ações para melhoria do espaço e para prevenção de acidentes;

Quais os benefícios da CIPA para as empresas?

  • Direciona os treinamentos necessários a serem executados dentro das funções de trabalho;
  • Melhora as condições de trabalho, sendo capaz de fazer com que o colaborador se torne mais produtivo;
  • Reduz custos uma vez que permite o direcionamento de gastos. Além disso, reduz gastos com afastamento de funcionários por acidentes ou doenças de trabalho;

Como implantar a CIPA?

O primeiro passo é descobrir o número de membros que esse grupo deve ter na sua empresa. De acordo com a Norma Regulamentadora 5 (NR-5), ele deve ser composto pelo mesmo número de empregados e empregadores. Observe o quadro: 

Clique aqui para ler o texto da NR-5 na íntegra.

Sabendo isso, é necessário preparar as eleições. Ela deve ser realizada em 60 dias anteriores ao término da gestão anterior. As inscrições para participar devem permanecer abertas pelo prazo de 15 dias. É necessário que 50% dos funcionários votem para validar. Com os eleitos apresentados, é necessário realizar seu treinamento para desempenho da função.