Atenção, pedestre! Você conhece o seu papel no trânsito?

Durante o mês de maio, todos os anos, é lançada nacionalmente a Campanha Maio Amarelo, uma iniciativa para conscientizar a população a prevenir acidentes de trânsito no nosso país. Se você não dirige ou anda muito a pé aos lugares que frequenta, pode pensar que essa campanha não é pra você. Mas sabia que o pedestre também tem o seu papel, com deveres e direitos, no trânsito? 

Essas normas são asseguradas pelo Código de Trânsito Brasileiro e são essenciais para tornar o dia a dia nas vias públicas menos violento. Nos últimos três anos, o atropelamento de pedestres foi o terceiro acidente mais registrado, de acordo com os dados do Hospital Geral do Estado e do Hospital do Agreste, ficando atrás de acidentes de moto e colisão, respectivamente. 

Quais os deveres?

  • Atravessar na faixa de pedestres!
  • Olhar para os dois lados antes de atravessar uma via;
  • Após descer do veículo, esperar que ele passe para atravessar a via;
  • Respeitar a sinalização de trânsito (como os sinais para pedestres, por exemplo).

Quais os direitos?  

  • Prioridade na faixa de pedestres e para terminar sua travessia;
  • Ter uma via exclusiva para trânsito (no caso de não haver locais para transitar em segurança, deve-se andar nas bordas da pista, com prioridade sobre os veículos, no sentido contrário da via).

Além disso, ter consciência coletiva também é um fator importante para todos os que participam do trânsito. Respeite os sinais, dê prioridade de passagem e tenha atenção ao que acontece em sua volta. 

Clique aqui para baixar o modelo de boletim informativo.