Home Office: Como garantir a saúde e segurança do colaborador remoto? O que é responsabilidade da empresa?

Os pontos positivos e negativos do home office foram conhecidos por todo o mundo durante a pandemia da Covid-19, quando foi necessário restringir a circulação de pessoas nas ruas para impedir a proliferação do vírus. O ponto é que essa necessidade provocou no mercado de trabalho uma mudança crescente nas ofertas de trabalho remoto e nas prioridades dos trabalhadores. 

De acordo com especialistas, em 2020 a previsão era que com o fim da pandemia, o Brasil tivesse um crescimento de 30% na categoria home office, envolvendo 80% das empresas do país. No início deste ano, uma pesquisa global da Microsoft mostrou que 71% dos brasileiros disseram priorizar o bem-estar ao trabalho e 58% gostariam de migrar para o trabalho remoto ou híbrido em 2022. 

Esse é um dado importante que mostra um outro lado do coronavírus, sobre como afetou a mentalidade das pessoas em relação ao trabalho. Ainda segundo a pesquisa, os pontos mais importantes destacados foram uma cultura positiva, os benefícios para a saúde mental e bem-estar, o senso de propósito e o horário flexível. 

A pergunta agora é:

Como garantir a saúde e segurança do trabalhador durante o home office?

Essa modalidade de trabalho foi regulamentada em 2016, por meio da Resolução Nacional nº 227 do Conselho Nacional de Justiça. A Norma Regulamentadora 17, também conhecida como Norma da Ergonomia, define padrões para que o colaborador possa executar seu trabalho com segurança e conforto, independente do local. Ou seja, também é de responsabilidade do empregador, no regime remoto, fazer a análise ergonômica do ambiente e garantir que o local seja adequado. 

Dicas para o home office:

  • Escolha um ambiente para trabalhar – o cômodo deve possuir baixa movimentação e boa iluminação;
  • Posicione seu equipamento de trabalho – mouse e teclado devem estar lado a lado e na mesma altura; a posição da cabeça para o monitor do computador deve ser neutra, com o ângulo da tela perpendicular ao da visão, a cadeira deve ser confortável e com ajuste para altura e apoio dos braços, as escrivaninhas devem ter espaço para acomodação das pernas;
  • Faça pausas e alongamentos – durante o dia faça intervalos para alongar as pernas e braços, movimentando-se durante o expediente;
  • A estação de trabalho deve ser fixa e os itens de uso constante devem estar em fácil acesso.

Acidente no trabalho e home office

O empregador é responsável não só por acidentes de trabalho, como também por doenças relacionadas às atividades laborais. Por isso, de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, por meio da Lei 13.467/2017, é orientada a assinatura de um termo de compromisso pelo trabalhador, comprometendo-se a seguir as orientações que devem ser transmitidas pela empresa. Deve-se ser instruído, inclusive, as pausas para alimentação nos horários adequados.

As mesmas doenças  e acidentes relacionados ao regime comum também são aplicadas no trabalho remoto. No entanto, existem alguns agravantes que podem acontecer nesse caso: longas jornadas de trabalho, exigência de múltiplas tarefas com elevada produtividade, excesso de videoconferências, excesso de informações recebidas pelo correio eletrônico, isolamento, falta de um local adequado e silencioso para trabalhar. 

Essa realidade pode aumentar o estresse e causar ansiedade, tensão, fadiga e exaustão mental, podendo levar o trabalhador a desenvolver não só males físicos, mas também psíquicos.