Como Prevenir Riscos Laborais: Dicas Práticas para uma Rotina Mais Segura

Outubro de 2023

Você pode estar pensando nesse momento: como eu estaria em risco dentro da minha rotina de trabalho? Se suas atividades trouxerem mais riscos laborais, talvez faça mais sentido para você. Mas e se você exercesse suas funções de trabalho sentado à mesa? Acredite. O risco existe.

A prevenção de acidentes é um passo muito importante a ser implementado dentro das empresas para manutenção da saúde do trabalhador e a segurança do ambiente de trabalho. Ficar atento às normas é algo benéfico para toda a equipe envolvida, assim como para a empresa como um todo.

Acidentes no Brasil

De acordo com pesquisa do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, disponibilizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil registrou 612,9 mil notificações de acidentes relacionados à jornada profissional em 2022. O número de óbitos no país atingiu 2.538.

As empresas têm um papel essencial de prevenir e conscientizar seus trabalhadores, bem como promover um ambiente seguro, com aplicação de boas práticas de segurança.

Como prevenir?

Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis pensando na saúde e segurança dos colaboradores:

    • Preze pela atenção no ambiente de trabalho. Não execute tarefas com distrações (como celulares, conversas e, até, cansaço excessivo). Isso pode trazer risco à sua integridade e das pessoas ao seu redor.
    • Evite a exposição ao risco. Seja prudente. Evite áreas e equipamentos para os quais você não tem  treinamento qualificado.
    • Mantenha o local de trabalho limpo e organizado. Muitos acidentes acontecem por desorganização na área onde você trabalha (como caixas deixadas pelo caminho, ferramentas no chão). Cuidados simples fazem toda a diferença.
    • Exija o uso de EPIs. O uso do Equipamento de Proteção Individual sejam pela integridade do colaborador e a empresa deve fornecê-los.
    • Cuide de você e dos que estão ao seu redor. Ajudar e alertar uns aos outros garantem a segurança de todos.
    • Comunique incidentes. O que acontecer fora da normalidade deve ser comunicado aos superiores.
    • Use máquinas que passaram por revisões e esteja atento para que elas sejam feitas.
    • Não utilize ferramentas em más condições.
    • Realiza apenas a função para a qual você foi treinado. Realizar atividades sem treinamento adequado traz grandes riscos.

O trabalho colaborativo dentro da empresa é essencial para a segurança de todos os colaboradores.