São João acende a fogueira no seu coração? Fique atento aos cuidados!
Junho de 2024
O mês de junho é marcado por uma das épocas mais tradicionais do Nordeste: as festas de São João. Os encontros trazem comidas típicas e alguns costumes entre adultos e crianças, o estalar de fogos de artifícios e acender fogueiras. Você tem esse hábito junto a sua família? Fique atento aos cuidados!
Desde os mais pequenos, é comum que nessa época tenhamos o hábito de brincar com traques, estalo bebé, chuvinha, fogueirinha, cobrinhas, pequenas bombas e outros. Mas, especialmente com as crianças, é preciso tomar alguns cuidados.
Algumas dicas:
- Fique atento a classificação indicativa e manuseio correto orientado pelo fabricante dos artefatos;
- Não segure os fogos com as mãos;
- Disparar um artefato por vez;
- Não transportar fogos nos bolsos;
- Não realizar brincadeiras, como apontar os artefatos para alguém;
- Escolha áreas isoladas e ao ar livre, sem eletricidade para fazer o acionamento;
- Não deixe que crianças sozinhas acendam os artefatos.
As fogueiras devem ser afastadas das pessoas, precisam ser baixas e não devem ser puladas. Evite brincadeiras próximas, elas possuem risco direto para acidentes com queimaduras e incêndios.
É comum que nesse período as pessoas possam ter reações alérgicas ou mais graves no âmbito respiratório e nos olhos em virtude da fumaça. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 100 mil pessoas são vítimas de queimaduras todos os anos.
Um longo tempo de exposição pode queimar as vias respiratórias. Para os olhos, pode-se causar quadros de conjuntivite alérgica ou edema na pálpebra. Por isso, não fique muito próximo das chamas.
Cuide de você e dos que estão ao seu redor! Evite acidentes e brinque em segurança.
_
Clique aqui para baixar o modelo de boletim informativo.