
Março é o mês dedicado às mulheres. Um momento de reconhecimento, reflexão e compromisso, assim como um lembrete para um olhar atento ao machismo e à discriminação.
Ao longo de décadas, as mulheres conquistaram avanços significativos no mercado de trabalho, ampliando sua presença em cargos de liderança, consolidando direitos trabalhistas e fortalecendo sua atuação em diferentes setores da economia.
Hoje é cada vez mais comum vê-las ocuparem posições estratégicas em lideranças de equipe, contribuindo para o crescimento das empresas. Marcos importantes dessa trajetória são a ampliação do acesso à educação, a formalização de direitos e a maior participação em espaços de decisão são marcos importantes dessa trajetória.
Conquistas que merecem destaque
- Maior presença feminina no ensino superior e na qualificação profissional;
- Crescimento da participação em cargo de liderança;
- Avanços na legislação trabalhista voltados à proteção da mulher (como licença maternidade de 120 dias, estabilidade provisória da gestante, intervalo para amamentação, lei da igualdade salarial);
- Ampliação do debate sobre equidade e diversidade nas empresas;
- Promoção de ambientes psicologicamente seguros e inclusivos.
Empresas que promovem equidade constroem ambientes mais inovadores, produtivos e sustentáveis. Muito tem sido feito, mas ainda há muito que a ser feito dentro dos ambientes de trabalho, como reduzir as desigualdades salariais, combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
Ter um olhar atento para situações cotidianas é essencial para que as mulheres se sintam seguras e aptas a desempenhar seus papéis. Nós, da Soma, acreditamos que ambientes seguros são construídos todos os dias.
Celebrar as conquistas das mulheres é importante.
Trabalhar para ampliar essas conquistas é essencial.
Clique aqui para baixar o boletim informativo.






