Violência no Trânsito – A terceira maior causa de mortes no mundo

Com o desempenho da economia brasileira na última década, muitas pessoas conseguiram ter acesso a bens e serviços que antes não podiam alcançar. O consumo de automóveis, por exemplo, cresceu significativamente entre a população. Porém, junto com o aumento no consumo, a violência no trânsito também cresceu.


• A violência no trânsito brasileiro

A falta de infraestrutura para suportar e receber a nova demanda ocasiona recordes de engarrafamentos em muitas cidades. Além da superlotação nas vias e estradas de acesso, há um problema ainda mais grave, que é a violência no trânsito. O aumento de veículos nas rodovias, além de trazer transtornos, mata milhares de brasileiros, principalmente jovens.

Os acidentes no trânsito são a terceira maior causa de morte no mundo, perdendo apenas para doenças cardíacas e câncer. No Brasil, o número de mortos em acidentes de trânsito cresceu 38,3% no período de 2002 a 2012, segundo dados do Mapa da Violência – levantamento baseado no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

As principais causas apontadas para a violência no trânsito são a precariedade das estradas, a infraestrutura deficiente, a falta de ciclovias e as falhas na sinalização. Outros fatores de risco seriam a falta de segurança de alguns carros e a inabilidade dos motoristas no trânsito.

Em torno de 95% dos desastres viários do país são o resultado de uma combinação de irresponsabilidade e imperícia, sendo que o principal problema está relacionado à ineficiência do poder público na aplicação das leis e a inclinação dos brasileiros para burlar as regras.

Outro fator para o grave percentual de violência no trânsito está relacionado às soluções arrecadatórias para o trânsito, como as multas, e quase nenhuma atenção à formação de motoristas e pedestres.

vitimas

• Causas da violência no trânsito

Entre as principais falhas causadas pelos brasileiros nas ruas e estradas estão: usar o celular ao volante e dirigir alcoolizado. Em 21% dos acidentes, ao menos um dos condutores havia bebido antes de dirigir.

Outra causa comum da violência no trânsito é a de dirigir colado na traseira do carro à frente, sendo que esta prática responde por 12% dos acidentes registrados nas rodovias federais.

Dirigir acima da velocidade permitida também é apontada como uma das principais causas dos acidentes de trânsito. O desrespeito com a sinalização é responsável por 12% dos acidentes no Brasil. Além disso, outra infração comum é não ligar a seta.

Trocar de faixa sem ligar o sinalizador obriga o motorista que se encontra na pista ao lado frear bruscamente, o que nem sempre é possível de ser feito, provocando a batida.

Deixar de usar o cinto de segurança é uma das maiores imprudências cometidas pela população, pois isso coloca a vida de todos os passageiros em risco. Em uma colisão frontal a 60 km/h, o indivíduo que não usa o cinto é arremessado com um peso equivalente a mil quilos, podendo esmagar quem está a sua frente. Diversos óbitos no trânsito ocorrem por conta desta infração.

Para conscientizar a população sobre a violência, em suas diversas manifestações, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 30 de janeiro como o Dia Internacional da Não-Violência. Nesta data, em homenagem à morte do pacifista Mahatma Ghandi, são realizadas ações para erradicar os atos violentos que se proliferam pelo mundo.

 

Fonte: doutissima.com.br