Segurança no trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. É uma das áreas da segurança e saúde ocupacional, cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.

A SOMA, com o intuito de garantir segurança e um melhor ambiente de trabalho, elabora diversos documentos técnicos, tais como:

  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.
  • Programa das Condições de Meio Ambiente de Trabalho – PCMAT.
  • Laudo Técnico das Condições dos Ambientes de Trabalho – LTCAT.
  • Laudo de Insalubridade.
  • Laudo de Periculosidade.
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário.
  • Programa de Conservação Auditiva – PCA.
  • Plano de Ação de Emergência – PAE.
  • Análise Ergonômica do Trabalho – AET.
  • Laudo de Habitabilidade.
  • Plano de Sinalização de Segurança.
  • Análise de Risco.
  • Check list Ergonômico.