Uma jornada pelo bem-estar mental: como vai você no ambiente de trabalho?

Setembro de 2023

Primeiro, eu gostaria que você refletisse comigo: o que é, afinal, ter saúde mental? Esse é um “sentimento” subjetivo de cada indivíduo? Um conjunto de ações? Ou uma lista para dar “check” e dizer que está tudo bem? Ou será um conjunto de sensações? Neste Setembro Amarelo, o convite é à reflexão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde mental como sendo um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade. Isso condiz com a sua reflexão?

Nesses termos, ter saúde mental contemplaria, em nós, autoconhecimento, resiliência, consciência de si próprio e clareza sobre o que está ao nosso controle e sobre o que foge dele. Por mais que há quem acredite que as vidas pessoais e profissionais não se misturam, isso não é verdade. Esses dois lados influenciam diretamente um no outro – ainda que, sim, seja necessário colocar limites para que não se misturem completamente.

O trabalho afeta nossa saúde mental quando há uma predominância do ambiente de fatores como pressão sobre produtividade, competitividade, responsabilidade, falta de clareza e baixa remuneração. O cenário se agrava, ainda, quando há episódios de assédio – seja ele moral ou sexual.

A OMS incluiu desde janeiro de 2022 a Síndrome de Burnout como uma doença de trabalho. Segundo a Organização, cerca de 15% dos trabalhadores adultos apresentam algum tipo de transtorno mental.

Esse quadro vai além da exaustão e acontece quando o trabalhador apresenta sentimentos de fracasso e insegurança, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, fadiga, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima e agressividade.

A Organização alerta que é importante que haja o treinamento de gerentes para que seja possível construir uma capacidade maior de evitar ambientes de trabalho estressantes e saber como lidar casos onde a saúde mental do colaborador esteja em risco.

Como você está no trabalho? Caso sinta sobrecarga e sintomas de alerta, procure ajuda. Acolha o sentimento e, todos os dias, avance um pequeno passo para encontrar o equilíbrio.

Clique aqui para baixar o modelo de boletim informativo.