O papel das empresas no Outubro Rosa: como fornecer apoio e informação?
Outubro de 2023
Atenção, mulher: você já fez seus exames anuais? Uma das principais campanhas que acontecem durante o ano é o Outubro Rosa, que busca a conscientização de mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas, enquanto empresa, como podemos ser, de fato, úteis?
Esse é o câncer mais mortal entre mulheres. Anos atrás, era tido como um quadro irreversível. Mas, graças aos avanços da medicina, esse desfecho pode ser positivo – mais ainda quando diagnosticado precocemente. Quando detectado na fase inicial, a chance de cura é de 95%.
Muitas empresas adotam o uso do “laço” cor de rosa durante esse mês. É interessante pensar que item deve funcionar como um lembrete para quem olhar sobre a importância de estar atento, fazer o autoexame e não se descuidar em relação às idas ao médico.
Enquanto empresa, é importante que seja investido em ações que busquem essa conscientização. É possível levar palestras, incentivar a ida regular ao médico e a realização de exames periódicos. Além disso, caso haja casos entre os colaboradores é importante que a pessoa seja acolhida e entenda que tem o apoio necessário para passar por esse momento.
Existem alguns sinais que servem como alerta:
- O surgimento de nódulo/caroço, comumente indolor e que não se movimenta;
- Alterações no mamilo;
- Surgimento de pequenos nódulos próximos à axila ou pescoço;
- Saída espontânea de líquido dos mamilos;
- Alteração da pele da mama – que pode ficar avermelhada, retraída ou com textura similar à de uma casca de laranja.
Não deixe de fazer exames preventivos e compareça às consultas regularmente. Cuidar e estar atento ao seu corpo é de suma importância.
Previna-se!
–
Clique aqui para baixar o modelo de boletim informativo.