Como os treinamentos podem potencializar o desempenho da sua equipe
Março de 2024
Todas as funções e setores de uma empresa precisam de treinamentos específicos de maneira periódica. Esses momentos fazem parte do que é necessário para a execução do trabalho dos colaboradores, sejam eles operacionais ou comportamentais. Como isso tem se aplicado dentro da sua empresa?
É importante que nos momentos de treinamento os funcionários estejam focados no que estão fazendo e conscientes de que o que aprendem afeta o seu trabalho positivamente. Alguns fatores que podem tirar o foco é o momento em que esse encontro acontece.
Entenda que cada equipe é única! Isso quer dizer que elas funcionam de maneira ímpar e que podem aprender de forma diferente. Por exemplo, enquanto algumas pessoas gostam de palestras, outras podem ter melhores resultados com cursos e dinâmicas com foco no aprendizado.
É importante ter um plano pedagógico bem definido, levando a um bom aproveitamento e tendo bons resultados com o grupo.
Mas como engajar a equipe?
Aqui vão algumas dicas!
- Gamificação: Nesse formato, o treinamento simula jogos e dinâmicas onde é possível se divertir, aprender, incentivar a equipe, superar obstáculos e estimular o trabalho em equipe.
- Programas de mentoria: Aqui, os líderes e a equipe ficam mais próximos, possibilitando a troca de informações, experiências e metodologias. Além disso, o contato proporciona diálogos mais abertos e momentos que não são possíveis em palestras e workshops.
- Gestão de conhecimento: Registre, acompanhe, controle, analise e compartilhe os dados do que têm acontecido dentro do seu negócio. Os dados são importantíssimos para a tomada de decisão, mas também para que o grupo saiba o momento que estão passando e possa encarar os desafios como um verdadeiro time, provocando o sentimento de pertencimento.
Além dessas dicas, é importante ter em mente que as equipes podem receber treinamentos que foquem em sua execução técnica, que vise produtividade, foco e autoconfiança, e na sinergia que os membros têm entre si.
É preciso pensar “fora da caixa” e manter os colaboradores engajados e interessados em aprender. Mostre que líderes e liderados fazem parte de um só time, com um único objetivo em comum.
Então, como será o seu próximo treinamento?
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