O papel do maio amarelo na prevenção de acidentes
Maio de 2024
Existem alguns meses no ano que trazem campanhas com o objetivo de reflexão. O mês de maio é um deles. Mas se não fosse esse mês, ou este boletim, informando que estamos em campanha de prevenção contra acidentes de trânsito você estaria pensando em como evitá-los? Para a maioria das pessoas, a resposta para esta pergunta seria: não.
A verdade é que, por muitas vezes, nós só nos atentamos para determinadas situações quando algo acontece conosco ou próximo de nós. O Maio Amarelo é uma campanha nacional dedicada à prevenção de acidentes e levar reflexão para a sociedade sobre o índice de acidentes e mortes no trânsito.
Esse ano a campanha traz o tema ‘A paz no trânsito começa por você’. E, nesse aspecto, é importante pensar que o trânsito é composto por todas as pessoas: pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores no geral – seja de carros, ônibus ou caminhões.
Qualquer uma das partes envolvidas no tráfego pode causar acidentes. Por exemplo: atravessar a via fora da faixa de pedestres, pedalar fora das ciclovias, trocar de faixa sem a sinalização adequada, não aguardar sua vez em um cruzamento, não parar em sinais vermelhos. É preciso ter atenção.
Existem algumas dicas para ter em mente:
- pratique a direção defensiva: tenha atenção, respeite os limites de velocidade, mantenha distância dos veículos, use a sinalização;
- não use celular: essa prática tira o foco do motorista e tem sido causador de acidentes;
- não dirija se beber: essa combinação pode ser fatal;
- faça a revisão periódica do veículo: cheque se pneus, freios, suspensão, mangueiras e correias estão funcionamento bem;
- use cinto de segurança.
Essa é uma campanha que existe há 11 anos e de suma importância para lembrar que todos têm o seu papel em prevenir acidentes. É preciso levar o tema para os nossos ambientes de trabalho, casas e rodas de conversa com as pessoas.
Faça você também a sua parte!
–
Clique aqui para baixar o modelo de boletim informativo.